quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Agosto: Mês das Vocações


VOCAÇÃO

A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo, à alguma coisa. Antigamente, este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para a medicina, música, artes, etc. depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus.

Vocação sempre indica um chamado. O chamado de Deus sempre é um desafio: ao sermos chamados a qualquer estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos o compromisso específico com a comunidade humana, de ajuda-la a encontrar a felicidade.

Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (Mt 25,14-30).

A Pastoral Vocacional é um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e compartilhar o processo de opção vocacional consciente e livre (cf. DBFP, nº 27).

Informações: Procure o Coordenador da Pastoral Vocacional, o Pároco da sua paróquia, ou os Plantões Vocacionais.

Até a próxima!

PAZ E BEM.

VITTÓRIO SIMÕES - vittorio@limao.com.br

4 comentários:

  1. Tantos caminhos, tantas possibilidades... Deus, na riqueza de seu amor por nós, nos chama à felicidade plena e nos oferece os meios para que possamos atingi-la.E de uma maneira especial,peçamos ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho q continue a inspirar mais jovens a serem sensíveis ao Chamado e generoso na Resposta.Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo e na construção do seu Reino....Jovens o Caminho se faz caminhando.

    ResponderExcluir
  2. Tantos caminhos, tantas possibilidades... Deus, na riqueza de seu amor por nós, nos chama à felicidade plena e nos oferece os meios para que possamos atingi-la.E de uma maneira especial,peçamos ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho q continue a inspirar mais jovens a serem sensíveis ao Chamado e generoso na Resposta.Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo e na construção do seu Reino....Jovens o Caminho se faz caminhando.

    ResponderExcluir
  3. Quantos questionamentos a respeito, nenhuma resposta concreta, quantas escolhas e opções e nenhum caminho encontrado até um certo momento.Com esses fatos nos deparamos quando buscamos descobrir nossa verdadeira vocação.São constantes as perguntas: por que viemos e pra que viemos a este mundo? Todas essas respostas algum dia encontraremos, principalmente quando sabermos que Deus já tem algo preparado pra nós e esse algo pode vir em breve ou longo prazo e também passaremos por provações, mas nada que nos leve a desistir, mas que nos fortalecerá, junto com nossa fé pra alcançarmos determinado fim e sairmos vitoriosos. Portanto, nunca devemos duvidar do imenso poder e do amor e confiância que o nosso criador depositou em nós, e o principal, nunca duvidar de nós mesmos, caso contrário, essa será sempre nossa maior adversidade. Caminhemos com destino à nossa vocação, ao que Deus confiou em nós e para nós, para assim alcançarmos nossa paz interior e nossa plena felicidade...(Zé Júnior)

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o esclarecimento sobre a pastoral vocacional Vitório. "O chamado de Deus é sempre um desafio". Parabéns pela reflexão!!!
    Abraços, Marcos - Pascom

    ResponderExcluir